Perante as altas temperaturas, algumas escolas optaram por dispensar os alunos das aulas da tarde. No entanto, o Ministério da Educação não prevê medidas nacionais nem a instalação de ar condicionado, defendendo que cada situação deve ser avaliada localmente pelas comunas e direções escolares.
A tutela referiu à Radio Latina ter enviado recomendações para minimizar os efeitos do calor, mas considera que as decisões sobre horários e dispensas devem continuar a ser tomadas caso a caso, tendo em conta as condições de cada estabelecimento.
Calor extremo. CGDIS regista aumento de 50% das intervenções
Sem mãos a medir. A Corporação Grã-Ducal de Incêndio e Socorro CGDIS) regista um aumento substancial das suas intervenções no terreno devido ao calor extremo que se faz sentir no país. Neste momento, esse aumento é de 50%, segundo Cédric Gantzer, porta-voz da CGDIS.
Em declarações à Rádio Latina, o responsável explica que “o problema das altas temperaturas, que não descem à noite e se mantêm durante vários dias, é que os organismos se cansam”. As pessoas vulneráveis são as mais afetadas, isto é, idosos, crianças e doentes.
A situação desencadeia um número acrescido de assistências por ambulância o que, consequentemente, conduz a uma eventual saturação dos serviços de urgência dos hospitais. Para fazer face à situação, o organismo reforçou as equipas com voluntários e organismos como a Cruz Vermelha ou a Luxambulance.
Até 40 graus. Alerta vermelho prolongado até sábado
O Instituto Luxemburguês de Meteorologia (MeteoLux) prolongou o alerta vermelho devido ao calor até à manhã de sábado, dia em que as temperaturas máximas previstas vão oscilar entre os 38 e os 40 graus. Para já, o MeteoLux emitiu um aviso até às 06h59 de sábado, horário que deverá ser alargado face às elevadas temperaturas previstas.
Para esta quinta-feira, estão previstas temperaturas máximas entre os 36 e os 38 graus. Na sexta-feira, estas deverão subir para 37 a 39, podendo então atingir os 40 no sábado.
Os termómetros deverão registar temperaturas acima dos 30 também no domingo, sendo esperada uma diminuição a partir de segunda-feira.
Famílias continuam dependentes de ajuda social para viver com dignidade
A Câmara dos Assalariados (CSL) considera positivas as medidas previstas pelo Governo para reforçar as prestações familiares e criar um novo Complemento de Vida Cara (CVC), mas alerta que estas serão insuficientes para travar o aumento da pobreza no país.
Segundo a CSL, o aumento das prestações familiares e do subsídio de regresso às aulas permitirá recuperar perdas acumuladas ao longo dos últimos anos e reforçar o apoio às famílias. A organização saúda também a simplificação dos apoios sociais e a criação de novos complementos destinados a crianças e idosos.
No entanto, alerta que muitas famílias vão continuar a não dispor dos rendimentos necessários para viver com dignidade, sendo obrigadas a recorrer a apoios sociais adicionais. A situação é particularmente preocupante para famílias monoparentais, agregados numerosos e idosos.
A CSL lamenta ainda que as pessoas que vivem sozinhas, os casais sem filhos e os estudantes beneficiem pouco ou nada das novas medidas. Para a organização, o combate à pobreza passa também por aumentos mais significativos dos salários e das pensões.
Habitação. Petição quer que Governo declare “emergência nacional”
Uma nova petição pública, disponível no site petitions.lu, convida o Governo e o Parlamento a declararem a situação da habitação no Luxemburgo como uma “emergência nacional”.
A iniciativa é da autoria de Olivier Cano, que, com a declaração de “emergência nacional”, reivindica a implementação dos meios financeiros e humanos necessários para assegurar a entrada em vigor de medidas estruturais antes do final de 2027.
Entre as medidas estruturais defendidas pelo peticionário estão a criação de um registo nacional de edifícios e habitações, uma reforma e a aplicação efetiva de um teto para as rendas, a introdução de um imposto nacional sobre as habitações vazias e o investimento de 1% do PIB por ano na criação ou aquisição de habitações a preço acessível.
Comentário de ódio no Facebook resulta em condenação no Luxemburgo
Uma pessoa foi condenada a uma multa de 1.500 euros por incitação ao ódio na sequência de um comentário publicado no Facebook a 8 de fevereiro de 2025, informou esta quarta-feira o Ministério Público.
O comentário foi publicado sob uma publicação relacionada com a participação de mulheres transgénero em competições desportivas femininas e continha uma mensagem apelando à destruição da comunidade LGBTQ+ também no Luxemburgo.
A condenação foi proferida a 17 de junho de 2026, no âmbito de um acordo judicial, por violação da legislação que pune a incitação ao ódio. Durante o processo, o autor pagou ainda uma indemnização simbólica de 25 euros à associação Rosa Lëtzebuerg, organização de defesa dos direitos LGBTQ+.
O Ministério Público revelou também que as pessoas identificadas como tendo colocado um "gosto" ("like") no comentário receberam uma advertência escrita. Este aviso formal recorda as consequências penais de comportamentos suscetíveis de constituir infrações e alerta para o facto de uma eventual reincidência poder dar origem a um processo judicial sem qualquer aviso prévio.
Luxemburgo acima da média europeia na utilização de redes sociais pelas empresas
Quase três quartos das empresas luxemburguesas recorrem às redes sociais, superando a média da União Europeia.
As redes sociais continuam a ganhar importância no tecido empresarial europeu. Em 2025, 63,6% das empresas da União Europeia com 10 ou mais trabalhadores utilizavam algum tipo de rede social, um aumento face aos 61,1% registados em 2023, segundo dados divulgados pelo gabinete estatístico europeu, Eurostat.
As empresas recorrem cada vez mais a estas plataformas para reforçar a sua presença digital, promover produtos e serviços, comunicar com clientes, parceiros e outras organizações, bem como facilitar a colaboração e a partilha de conhecimento.
No Luxemburgo, a utilização das redes sociais pelas empresas situa-se em 74,35%, o que coloca o país acima da média europeia. O resultado revela uma forte aposta das empresas luxemburguesas nos canais digitais como ferramenta de comunicação e desenvolvimento de negócio.
Entre os Estados-membros, Malta lidera o ranking europeu, com 88,2% das empresas a utilizarem redes sociais. Seguem-se a Finlândia (87,6%) e a Dinamarca (86,1%). Do lado oposto encontram-se a Bulgária (41,5%), a Croácia (46,0%) e a Hungria (47,3%), que registam as taxas mais baixas de utilização.
Os dados mostram ainda uma relação entre a dimensão das empresas e a adoção destas plataformas. Entre as pequenas empresas, 60,6% utilizam redes sociais, enquanto a percentagem sobe para 76,2% nas médias empresas e atinge 89,1% nas grandes empresas.
Viatura capota e provoca cinco feridos
Cinco pessoas ficaram feridas num acidente na noite de quarta-feira, na CR215A, entre Luxemburgo e Bambesch.
De acordo com a Corporação Grã-Ducal de Incêndio e Socorro (CGDIS), eram 23h20 quando uma viatura capotou, provocando cinco feridos. O organismo não fornece qualquer outro detalhe nem sobre as circunstâncias exatas do acidente, nem sobre o estado clínico das vítimas.
A CGDIS dá ainda conta de duas outras ocorrências, com um ferido cada. Numa delas, uma viatura colidiu com um obstáculo na CR306, entre Grevels e Grosbous, pelas 17h40. Meia hora depois, os serviços de emergência foram chamados à route de Luxembourg, em Dudelange, palco de uma colisão entre uma viatura e uma mota.
É nos dias de bom tempo que há mais acidentes de viação
Ao contrário daquilo que se possa pensar, há mais acidentes de viação no verão do que no inverno. Apesar de no inverno ser comum piso escorregadio, devido a chuva, gelo ou neve, ou visibilidade reduzida por causa das condições meteorológicas, é no verão que ocorre grande parte dos acidentes rodoviários.
Segundo os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (Statec) sobre a sinistralidade rodoviária, em 2025 junho foi o mês com mais acidentes: foram 136, um número muito superior ao de dezembro, mês em que foram observadas 56 ocorrências.
Uma das explicações, segundo o organismo, prende-se com o facto de, nos dias de bom tempo, haver mais motas e bicicletas nas estradas.
Polícia procura adolescente de 14 anos desaparecida desde 19 de junho
A polícia grã-ducal lançou um apelo à população para ajudar a localizar Lea Klein Fonseca, de 14 anos, desaparecida desde o dia 19 de junho.
Segundo as autoridades, a adolescente foi vista pela última vez por volta das 12h00 desse dia. Lea mede cerca de 1,65 metros, é de estrutura magra, cabelo preto e olhos castanhos.
A polícia pede a qualquer pessoa que disponha de informações sobre o paradeiro da jovem que contacte a esquadra de polícia do Luxemburgo através do número (+352) 244 40 1000 ou do endereço eletrónico police.luxembourg@police.etat.lu.
Polícia lança apelo para localizar outra adolescente. Léa tem 15 anos
As autoridades luxemburguesas emitiram esta quinta‑feira um apelo público para localizar Léa Sand, de 15 anos, desaparecida desde a manhã de sexta‑feira, 19 de junho.
Segundo um comunicado da polícia, a adolescente foi vista pela última vez a usar uma camisola cor de rosa, ténis brancos da marca Nike e usava óculos. A jovem mede entre 170 e 180 cm, tem constituição física robusta, cabelos pelos ombros e olhos castanhos.
Qualquer informação que possa ajudar a localizar a jovem deve ser comunicada à esquadra de polícia de Diekirch/Vianden, através do número (+352) 244 80 1000 ou por e‑mail para police.troisvierges@police.etat.lu.
Português é uma das vítimas mortais dos sismos na Venezuela
Pelo menos um cidadão português morreu na sequência dos dois sismos que atingiram ontem a Venezuela, anunciou esta quinta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
A vítima, do sexo masculino, foi retirada dos escombros com vida, mas acabou por morrer a caminho do hospital.
A diplomacia portuguesa já tinha anunciado que pelo menos cinco portugueses, quatro dos quais de uma família, estavam desaparecidos na sequência destes sismos nos quais pelo menos 164 pessoas morreram e 971 ficaram feridas.
Mundial 2026. Brasil e Marrocos nos 16 avos de final, Escócia na 'corda bamba'
O Brasil, ao vencer a Escócia por 3-0, e Marrocos, com um triunfo face ao já eliminado Haiti por 4-2, qualificaram-se esta madrugada para os 16 avos de final do Mundial de futebol de 2026.
Os africanos, quartos classificados em 2022, apuraram-se como segundos classificados, com os mesmos sete pontos do Brasil, mas pior diferença de golos (6-3 contra 7-1), enquanto o Haiti terminou a sua participação a zero, como em 1974.
A Suíça venceu o Canadá, por 2-1, e assegurou o primeiro lugar do Grupo B do Mundial2026, após a terceira jornada, avançando para os 16 avos com os coanfitriões canadianos, enquanto a Bósnia-Herzegovina terminou em terceiro.
África do Sul vence Coreia do Sul e está nos 16 avos de final
A África do Sul qualificou-se para os 16 avos de final do Mundial de futebol de 2026, ao vencer a Coreia do Sul por 1-0, na terceira jornada do Grupo A, em Guadalupe.
Os ‘bafana bafana’ terminaram o agrupamento no segundo lugar, com quatro pontos, atrás do coanfitrião México, que, com o apuramento e o primeiro lugar no agrupamento assegurados, venceu a República Checa por 3-0.
A Coreia do Sul, que terminou em terceiro, com três pontos e 2-3 em golos, ainda pode qualificar-se, enquanto a República Checa, que regressava após 2006, fechou em quarto, com um, e está eliminada.
Grupo E fecha hoje, decisões dos grupos F e D ficam para a madrugada
A última roja da fase de grupos prossegue esta noite. No Grupo E, às 22h, jogam-se as partidas Curaçao–Costa do Marfim e Equador–Alemanha. A alemães já garantiram o apuramento e o primeiro lugar, com 6 pontos. A Costa do Marfim está em segundo, com 3 pontos, enquanto Equador e Curaçao têm 1 ponto cada e ainda lutam pela segunda vaga.
Durante a madrugada jogam-se as últimas partidas dos grupos F e D. À 1h da noite de quinta para sexta-feira, o Japão defronta a Suécia e os Países Baixos jogam com a Tunísia. Os Países Baixos e o Japão lideram o grupo F com 4 pontos, a Suécia tem 3 e a Tunísia ainda não pontuou.
Mais tarde, às 4h da madrugada, a Turquia joga com os Estados Unidos e o Paraguai defronta a Austrália. Os Estados Unidos estão na frente do grupo D com 6 pontos, Austrália e Paraguai têm 3, e a Turquia ainda não somou pontos.
Texto: Redação | Lusa | Foto: Chris Karaba
